What difference does it make, mr. Stamp?

Terence Stamp

O vetusto figura apontando o berro na foto acima assopra hoje 75 velinhas. Com sua elegância sóbria e cool, o britânico Terence Stamp é um dos atores mais icônicos do cinema.

Ao iniciar sua carreira nos anos 1960, ele regozijou o público cinéfilo em filmes como Billy Budd (baseado no romance homônimo de Herman Melville) e Teorema, do cultuado diretor italiano Pier Paolo Pasolini, em que interpreta um forasteiro que seduz toda uma família burguesa.

Sua filmografia também inclui blockbusters. Nos anos 1980, ele passou por maus bocados (com direito a ter os dedos das mãos quebrados) na pele do vilão General Zod em Superman e Superman II. Já na década de 1990, ele soltou a franga ao encarnar a transexual Bernadette Bassinger em Priscila, A Rainha do Deserto.

Stamp tem fãs ilustres na música pop. Os Smiths utilizaram uma foto do ator no set do filme The Collector, em que sorri segurando um copo com clorofórmio (papel que lhe rendeu o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes em 1965), na capa do single What Difference Does It Make?, lançado em 1984. Stamp não gostou da homenagem.

What Difference Final

Para evitar maiores problemas legais, a gravadora e o grupo substituíram a capa por uma foto de Morrissey na mesma pose, só que com um copo de leite na mão. Logo em seguida, Stamp voltou atrás e liberou o uso da sua imagem. Resultado: o single com a foto de Morrissey virou raridade. Foi a única vez que um dos integrantes dos Smiths apareceu na capa de um disco.

Nos anos 2000, Stamp continuou em alta em vários blockbusters, ampliando sua galeria de personagens pitorescos, como o Supremo Chanceler Valorum em Guerra Nas Estrelas – A Ameaça Fantasma; Stick, o mestre/mentor de Jennifer Garner em Elektra, e o excêntrico guru da auto-ajuda Terrence Bundley em Sim Senhor.

Recentemtente, o ator voltou a dar o ar da graça na música pop e se rendeu à música eletrônica no clipe de Night And Day, dos britânicos do Hot Chip :

 

Deixe um comentário

Arquivado em Cinema

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s