Música faz bem pro coração

Música pode ser um santo remédio para o coração. O jornal britânico The Telegraph publicou uma matéria sobre os resultados de uma pesquisa apresentada no congresso anual da European Society of Cardiology em Amsterdã (Holanda).

A pesquisa foi feita com 74 pessoas que sofrem de doenças cardíacas.  Elas foram divididas em três grupos. Em um dos grupos os participantes só fizeram exercícios físicos. Já no outro grupo os pacientes fizeram exercícios e ouviram música de livre escolha durante 30 minutos . Já os do terceiro grupo só ouviram música, também de livre escolha e durante meia hora por dia.

Os resultados da pesquisa são animadores: quem praticou exercícios melhorou sua saúde cardíaca em 29%. Já as pessoas do grupo que se exercitaram e ouviram música apresentaram melhora de 39%. E as que só ouviram música tiveram melhora de 19%. Resumindo: ouvir suas músicas favoritas faz bem pro coração!

Sendo assim, este humilde escriba presta serviço de utilidade pública e faz uma listinha de músicas bacanas pra saúde cardíaca!

Se tem alguém que tem “coração rock’n’roll” é Lou Reed. Só mesmo ele pra escrever uma música que começa dizendo “I don’t like opera and I don’t like ballet/And new wave french movies…” sem parecer ridículo ou pedante:

 

O nerd River Cuomo e sua patota do Weezer fazem uma jornada afetiva e rememoram as canções e os artistas que marcaram suas vidas e que levam até hoje no coração. Tem desde Michael Jackson a Abba, Quiet Riot, Iron Maiden e até Debbie Gibson! Confira abaixo na letra:

 

Como resistir ao pedido que a loiraça Cherie Curie, das Runaways, faz: “Stop look listen to my heartbeat…“:

 

“Deus” não poderia ficar de fora desta listinha. No peito de Eric Clapton também bate um “coração rock’n’roll”, como ele entoa nesta jóia cardíaca:

 

Quem também não poderia ficar de fora é o U2 com este petardo do disco classicaço War, em que Bono Vox começava a extravasar sua verve messiânica:

 

Esta aqui do Dee-Lite é manjadíssima, mas tem tudo a ver com o tema e é autoexplicativa:

 

2 Comentários

Arquivado em Listas

2 Respostas para “Música faz bem pro coração

  1. otaviomazza

    Adorei o post, grande Márcio! É um alento descobrir que a música, além de sustentar a minha (a nossa?) saúde mental, faz bem para o coração. Ainda mais em tempos russos como os nossos, em que descobrimos diariamente coisas novas que fazem mal ao já maltratado coração.

    A seleção de canções é excelente. Para acrescentar uma pitada de heavy metal à lista, eu incluiria Metal Heart, do Accept: http://www.youtube.com/watch?v=g1HOE3FIQ7w

    Pensei em outros acréscimos na linha do rock mais clássico, mas me dei conta de que as bandas do rock dito “clássico” ou de hard rock só entram no tema cardíaco para tratar de corações partidos ou quebrados, o que eu não sei se é coerente com a tese em questão. De qualquer modo, segue abaixo uma listinha que, se não puder contribuir, ao menos o atrapalhará divertidamente:
    Heart Of Stone – The Rolling Stones (http://www.youtube.com/watch?v=nX0pB1Szgmk)
    Heartbreaker – Led Zeppelin
    Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles
    King Of Broken Hearts – Ringo Starr
    Lonesome Town – Baker Knight (consagrada na versão de Ricky Nelson e gravada por muita gente, como The Cramps (!) e Paul McCartney, que provavelmente fez a versão definitiva, ao menos para mim).

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s