A música de hoje é…

A segunda metade dos 1980’s foi fértil para cena americana de rock alternativo. Uma miríade de bandas despontaram e encontraram guarida nas college radios, de onde começaram a irradiar suas músicas.

Toad The Wet Sprocket

Uma dessas bandas que conseguiu saltar dos círculos indie para o mainstream foi o Toad The Wet Sprocket. Vindo da ensolarada Santa Barbara (Califórnia), o quarteto Glen Phillips, Todd Nichols, Dean Dinning e Randy Guss chamou atenção com seu pop/rock folk, que por vezes flerta com climas grandiloquentes. Com certa má vontade, a crítica ranheta e o público mais apressado chegaram a rotular o grupo de sub-R.E.M.. Tremenda bobagem e injustiça. Os Toads têm personalidade e brilho próprios. Suas letras são poéticas, mas estão longe de ser herméticas e enigmáticas como as de Michael Stipe.

Depois dos dois primeiros discos, Bread And Circus (1989) e Pale (1990), o quarteto viveu seu grande momento comercial com o disco Fear, em 1991, que trouxe os hits All I Want e Walk On The Ocean. Ao longo da década, em meio à explosão grunge, a banda tocou sua carreira com galhardia lançando os álbuns Dulcinea (1994), do hit Something Always Wrong, e Coil, de 1997, que marcou o “fim” do grupo. Os integrantes seguiram em outros projetos – Glen Phillips, por exemplo, engatou uma produtiva carreira solo.

Quando não se esperava mais nenhum sinal, eis que eles voltam à ação, após 16 anos, com New Constellation. Em sintonia com os tempos atuais, o disco foi feito em esquema de crowdfunding via site Kickstarter.

New Constellation Toad The Wet Sprocket

O primeiro single é New Constellation, cujo clipe é protagonizado por um “astronauta” enfezadinho que teima em não colaborar com as filmagens. No site do grupo dá para ouvir outra faixa do disco, California Wasted.

 

Deixe um comentário

Arquivado em A música de hoje é...

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s