Beatles açougueiros

Um dos clichês favoritos da imprensa musical é descer a lenha em coletâneas por considerá-las produtos meramente comerciais, feitos sem qualquer critério artístico. Mas a coisa muda de figura quando se trata dos Beatles.

Para comemorar os 50 anos da primeira tour dos “Fab Four” nos Estados Unidos (e a primeira aparição deles no programa The Ed Sullivan Show, que teve a maior audiência da TV americana até então com 73 milhões de espectadores), a gravadora Capitol Records lança em janeiro de 2014 o boxset The Beatles – The U.S. Albums com 9 coletâneas, os discos Rubber Soul e Revolver e as trilhas sonoras dos filmes A Hard Day’s Night e Help!.

Braço da major EMI nos EUA, a Capitol lançou esses 13 títulos nos anos 1960 com projetos gráficos, repertórios e mixagem das músicas diferentes dos álbuns e compilações lançadas na Grã-Bretanha pela gravadora Parlophone (também pertencente a EMI). Essa estratégia comercial da Capitol era comum na época devido às especificidades do mercado fonográfico americano. Fora de catálogo desde os anos 1980, esses discos viraram raridades, vendidas a peso de ouro para colecionadores e audiófilos.

Um exemplo emblemático dessas diferenças mercadológicas que entrou para o rol de histórias pitorescas dos Beatles é a coletânea Yesterday And Today. Lançada em junho de 1966, a capa mostrava John, Paul, George e Ringo vestidos com jalecos de açougueiros, segurando pedaços de carne e bonecas decapitadas.

Imagem

A imagem desagradou lojistas e radialistas, que a consideraram de mau gosto. Na época, Lennon e McCartney disseram que a foto era um comentário sobre a Guerra do Vietnã (com o toque de humor negro tão característico do grupo). Mas não teve conversa, e a Capitol trocou a foto por outra mais comportada, que foi colada às pressas nas capas da primeira tiragem da coletânea.

Imagem

Apesar do incidente, a coletânea foi bem de vendas e logo alcançou o 1lugar nas paradas americanas. Em meio a hits como We Can Work It Out, Nowhere ManDrive My Car e Yesterday, a coletânea trouxe ainda em primeira mão as músicas I’m Only Sleeping, Doctor Robert e And Your Bind Can Sing do disco Revolver, que os Beatles estavam terminando de gravar.

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Música, Notícias Pop

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s