Nastassja Kinski: a Mulher-Gata

Em meio a tanta idiotice na TV aberta, a Cultura é sempre um oásis para o público. Os cinéfilos, por exemplo, podem se regozijar com a faixa noturna Clube do Filme.

A atração desta semana é A Marca da Pantera (Cat People), película cult de 1982 estrelada por Nastassja Kinski (filha do ator Klaus Kinski) e Malcolm McDowell (famoso como o protagonista Alex de Laranja Mecânica).

Imagem

Refilmagem do longa homônimo de 1942 (que também é um cult), A Marca da Pantera conta a história da jovem Irena Gallier (interpretada por Nastassja), que reencontra seu irmão, Paul (personagem de McDowell). Ele lhe revela que ambos são descendentes de uma estranha raça de seres que se transformam em felinos. Para impedir a transformação, eles têm que fazer sexo entre si, caso contrário só conseguem manter a forma humana ao matar outra pessoa.

Imagem

Rotulado como suspense erótico, o filme mostra Nastassja na exuberância dos seus 21 anos, inclusive com direito a cenas em que aparece nua. A direção é de Paul Schrader (Gigolô Americano), que também tem no currículo o credito como roteirista dos clássicos Taxi Driver e Touro Indomável, ambos de Martin Scorsese.

Para os fãs do pop, o filme também tem atrativos: a trilha sonora foi composta pelo produtor Giorgio Moroder (que voltou aos holofotes neste ano por conta da sua colaboração no incensado disco Random Access Memories do Daft Punk). Já a música-tema, Cat People (Putting Out Fire), foi interpretada por David Bowie. O Camaleão regravou a música no disco Let’s Dance, de 1983, e a incluiu no repertório da respectiva tour Serious Moonlight.

A Marca da Pantera será exibido nesta terça-feira (17/12), à 0h, na faixa Clube do Filme da Cultura. A exibição marca também a estreia na emissora do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que vai comentar aspectos de linguagem e estética do filme e revelar curiosidades dos bastidores.

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Cinema, Televisão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s