A estação mais ensolarada do ano

E chegou mais um verão!

Para celebrar o início da estação mais ensolarada do ano, este humilde escriba traz um playlist especial, que foi montado à moda antiga. Ou seja, dividido em Lado A e Lado B, com direito a três bonus tracks.

Bom sol para vocês e caprichem no protetor!

Beach Boys – All Summer Long

Não tem pra ninguém. Quando o tema é verão, os Beach Boys são imbatíveis! Portanto, este playlist tinha que começar com eles. Esta joia consta do álbum de mesmo título, lançado em 1964 e que ainda trouxe os hits I Get Around e Little Honda.

The Queens Of Stone Age – Feel Good Hit Of The Summer

O que dizer sobre este petardo e sua obsessiva letra “Nicotine, valium, Vicodin, marijuana, ecstasy and alcohol/Co-co-co-co-co-cocaine”? Para usar um clichê bem batido: esta é a música perfeita para ouvir no talo, rasgando a estrada e com o vento batendo no rosto.

Frank Sinatra – Something Wonderful Happens In Summer

O verão é uma época propícia para encontrar um novo amor, passear à noite de mãos dadas, sob o luar, com direito até a desenhar o famigerado coraçãozinho numa árvore. É o que sugere o velho Olhos Azuis, sempre sábio. Esta pungente canção integra a compilação de singles e lados B This Is Sinatra Volume Two, de 1958.

Rolling Stones – Summer Romance

Como diz o ditado, “Amor de verão não sobe a serra”. As altas temperaturas ajudam a aguçar os sentidos de quem só está a fim de um namorico ou um caso inconsequente, como mostram os Stones neste rockão básico sobre um tiozinho que dá um pé na bunda de uma colegial.

Miles Davis – Once Upon A Summertime

Junto com a brisa, as noites de verão ficam mais refrescantes com o sopro de Miles Davis nesta clássica composição de Michel Legrand que já foi regravada por vários notáveis do jazz. Davis fez a sua versão para Quiet Nights, de 1963, seu último disco em parceria com o arranjador Gil Evans.

Jimi Hendrix – Long Hot Summer Night

O maior guitarrista da história do rock não poderia ficar de fora deste playlist. Hendrix narra suas peripécias “numa longa e quente noite de verão”. A música faz parte de Electric Ladyland, terceiro e último disco com o Experience, em que ele começa a amplificar seus horizontes sonoros.

Bruce Springsteen – Girls In Their Summer Clothes

Em seu relato sobre um trivial passeio num fim de tarde, The Boss repara nas garotas que passam radiantes ao seu lado, vestidas com roupas de verão. Girls In Their Summer Clothes foi um dos singles de seu álbum Magic, de 2007.

Lado B:

Abba – Summer Night City

Com uma irresistível pegada disco, o Abba mostra como as noites de verão são também muito quentes nas pistas de dança. Curiosamente, a música não é uma das favoritas do grupo. Inicialmente era para ter sido incluída no disco Voulez-Vous, de 1979, mas acabou sendo lançada apenas como single.

Lana Del Rey – Summertime Sadness

O verão é uma epóca de bode para Lana Del Rey, como ela conta nesta climática canção. Antes da partida do seu amado, ela capricha no visual, mete um vestido vermelho e diz que “está se sentindo elétrica”.

Willie Nelson – Summer Of Roses

O mestre fora-da-lei do country mostra que é um sujeito sensível. Tanto que ele traz um “verão de rosas” para sua amada nesta pérola gravada em Yesterday’s Wine, considerado um dos melhores e mais clássicos álbuns de sua extensa discografia.

Marianne Faithfull – Summer Nights

Apadrinhada pelo Stones e Andrew Loog Oldham (empresário da banda), Marianne Faithfull despontou nos 1960’s com o hit As Tears Goes By. Depois, ela lançou uma série de singles, entre os quais esta concisa joia pop. Cuidado, se você levantar para beber água, a música já vai ter acabado.

Pavement – Summer Babe

O verão precisa ter um pouco de barulho indie! Esta é para relembrar o disco de estreia Slanted And Enchanted do finado Pavement de Stephen Malkmus (que, aliás, está voltando à ativa com os Jicks).

Donovan – The Summer Day Reflection Song

Errônea e injustamente rotulado como “a resposta britânica para Bob Dylan” e mais conhecido pelo hit Sunshine Superman, Donovan se diferenciou com suas letras místico-etéreas, cheias de imagens surreais, que agradaram em cheio os hippies. Um exemplo é The Summer Day Reflection Song, do seu terceiro álbum Fairytale, de 1965.

Undertones – Here Comes The Summer

A turma dos coturnos também têm vez no verão. Os Undertones foram os representantes do punk da Irlanda do Norte. Mas, ao invés do niilismo calculado dos Pistols ou o engajamento político do Clash, o grupo trilhou uma linha mais pop, como mostra nesta ingênua canção de seu disco de estreia de 1979.

Bonus tracks:

Dave Brubeck & Louis Armstrong – Summer Song

Já consagrado como um dos maiorais do jazz por conta do sucesso estrondoso do álbum Time OutDave Brubeck lançou em 1962 seu libelo anti-racismo Real Ambassadors, que contou com participações de artistas negros consagrados. Um deles é Louis Armstrong, que emprestou seu vozeirão em Summer Song, cuja letra foi escrita por Iola Brubeck (esposa de Dave). O pianista já havia gravado a música, sem vocal, no disco Jazz Impressions Of The U.S.A., lançado em 1957.

The Durutti Column – Sketch For Summer

Por conta da sua atitude low-profile e saúde frágil, o guitarrista Vini Relly é injustamente um cara pouco conhecido da cena pós-punk de Manchester, a mesma que gerou o Joy Division. Vini foi brevemente retratado no filme 24 Hour Party People. Com o nome artístico The Durutti Column, ele foi o primeiro contratado do selo Factory Records, por onde lançou seu disco de estreia The Return Of Durutti Column, que traz esta bela composição.

The Monkees – The Door Into Summer

Para fechar este playlist, os Monkees trazem esta efusiva canção do emblemático álbum Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd., convocando o ouvinte para escancarar a porta para o verão!

 

 

2 Comentários

Arquivado em Listas

2 Respostas para “A estação mais ensolarada do ano

  1. otaviomazza

    Duas sugestões, grande Márcio:
    A primeira é um clássico: Summertime Blus, de Eddie Cochran.

    A segunda é para corações fortes:
    Summer Nights, da trilha sonora de Grease, com John Travolta e Olivia Newton John:

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s