Frank Zappa vira nome de bactéria

Frank Zappa acaba de ter seu nome associado a uma inusitada novidade científica. Pesquisadores italianos encontraram em cascas de videiras uma variedade da bactéria que causa acne.

O outro fato ainda mais esdrúxulo é que a tal bactéria recebeu o singelo nome Propionibacterium acnes type Zappae em homenagem ao falecido líder dos Mothers Of Invention.

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Fondazione Edmund Mach de San Michele all’Adige (província de Trento), especializada em vinicultura. Os próprios pesquisadores se surpreenderam com o “achado”. Segundo eles, essa foi a primeira vez que se verificou um microorganismo “migrar” de humanos para plantas.

A ideia de batizar a bactéria com o nome de Zappa foi de dois integrantes da equipe, Andrea Campisano e Omar Rota-Stabelli. Eles justificaram a homenagem pelo fato de a bactéria apresentar um comportamento “fora do padrão”, comparável com a atitude iconoclasta de Zappa.

Fãs do músico, eles revelaram que um dos álbuns que mais ouviram foi Sheik Yerbouti (que Zappa lançou em 1979). A ideia para o nome da bactéria veio de um trecho da música Jewish Princess: “A brazen little Jewish princess/With titanic tits, and sand-blasted zits” (Uma pequena princesa judia sem-vergonha/Com tetas gigantescas e espinhas que sopram areia”). Os pesquisadores ainda destacaram que “zappa” em italiano significa enxada, nome que consideraram apropriado.

Mas como uma bactéria que provoca acne em pessoas foi parar em plantas?

Segundo os pesquisadores foi uma questão de sobrevivência: a bactéria teve que se adaptar para poder infestar videiras. Ao analisar o DNA da bactéria, eles estipularam que seu surgimento se deu há 7 mil anos, época em que os seres humanos começaram a plantar e cultivar videiras.

Mas a grande questão que não quer calar é: quem bebe vinho vai ficar com acnes? Os pesquisadores asseguram que a tal bactéria não afeta as videiras e, consequentemente, o consumo de vinho não vai causar acnes e/ou espinhas. Sendo assim, brindemos então a boa notícia com a taça bem cheia, ao som de Frank Zappa, é claro!

Frank Zappa – Jewish Princess:

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias Pop

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s