Alan McGee de volta ao front indie

Enquanto o Oasis comemora os 20 anos de Definitely Maybe (que será relançado em maio numa edição especial com faixas raras, gravações inéditas e versões demo), Alan McGee retoma sua vida de executivo indie.

Alan McGee

Em 1994, ele tirou a sorte grande ao lançar o disco de estreia do Oasis por meio do seu selo Creation Records. Antes disso, já havia revelado ao mundo bandas como The Jesus & Mary Chain (dos irmãos Jim e William Reid), Primal Scream (liderada por Bobby Gillespie, ex-baterista do Jesus) e My Bloody Valentine.

Ainda nos anos 1990, em meio a muitas bebedeiras, raves e carreiras de coca (que o levaram à beira da morte), McGee vendeu a Creation para a major Sony Music, fato que, segundo ele, marcou o início da queda do selo. Essa e outras histórias são contadas pelo próprio McGee em sua autobiografia Creation Stories e no documentário Upside Down: The Creation Records Story, que foi exibido no início do ano no canal pago Bis. Pra quem perdeu, confira aqui.

Com o fim da Creation, ele abriu o selo Poptone Records, comandou o club Death Disco (onde chegou a dar suas viradas como DJ) e até chegou a se envolver com política. Em 2008, anunciou que não iria mais trabalhar com música.

A aposentadoria acabou no ano passado, quando McGee anunciou a criação do selo 359 Music, em parceria com a Cherry Red Records. As três novas apostas de  McGee são SouryaJaq Gallier e Mz Moxy.

Sourya

Formado em 2005 pelo músico Sourya “Daddy Sou”, o Sourya é um grupo francês que tem chamado atenção com seu elegante som eletrônico. O mais recente trabalho é o EP Winterwind, do qual o grupo lança o single homônimo em abril.

 

Jaq Gallier

Cantora/compositora, a californiana Jaq Gallier faz a linha etérea-melancólica, como mostra no single Higher Love, a ser lançado em maio.

 

Mz. Moxy (2)

Americana radicada em Londres, Mz. Mozy pratica um pop/rock retrô. Também em maio ela solta o single Sugar.

 

Deixe um comentário

Arquivado em Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s