O baterista-cyborg

Se você teve o infortúnio de perder o braço (ou parte dele) e por causa disso desistiu de ser músico, seu sonho agora pode virar realidade. E graças a um jovem americano chamado Jason Barnes.

Há dois anos, ele sofreu um choque elétrico enquanto limpava o exaustor de um restaurante. O acidente lhe custou o antebraço direito. Parecia o fim para Jason, que desde a infância queria ser baterista. Mas ele não desanimou: criou um dispositivo que o possibilitou tocar o instrumento.

Seu caso chamou atenção do professor Gil Weinberg, do Georgia Institute Of Technology, que decidiu construir uma prótese robótica para o rapaz. Anteriormente, o professor já havia construído robôs capazes de tocar instrumentos de percussão.

Imagem

A prótese funciona por meio de um processo chamado electromiografia, que “lê” os sinais elétricos emitidos pelo movimento dos bíceps do braço direito de Jason. O primeiro teste foi na semana passada (confira o vídeo abaixo).

Com a prótese, Jason ganhou uma habilidade extra: tocar com duas baquetas ao mesmo tempo: uma é controlada por ele, a segunda está ligada a um motor, junto com um microfone e um acelerômetro, e é capaz de “sentir” e “improvisar” a partir do ritmo tocado por Jason e pelos outros músicos que o acompanham.

A proeza é possível graças a um chip, que possibilita ainda a Jason tocar com mais rapidez do que uma pessoa normal. Com essa ajudinha providencial da tecnologia, ele virou um verdadeiro “baterista-cyborg”.

A prótese ainda precisa de alguns ajustes e, além disso, Jason diz que precisar ensaiar mais. Afinal sua estreia oficial como baterista já está marcada: dia 22 de março na abertura do Atlanta Science Festival.

Na ocasião, ele vai se apresentar ao lado de outro baterista e de outras invenções do laboratório do Georgia Institute Of Technology, entre elas, um robô dançarino chamado Shimi.

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias Pop

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s