A oferenda de John Coltrane

Se estivesse vivo, John Coltrane faria 88 anos em 2014.

Para comemorar o aniversário do músico, que é no dia 23 de setembro, os selos Resonance Records e Impulse! lançam na data o disco Offering Live At Temple University.

Imagem

Gravado em 11 de novembro de 1966 (oito meses antes de sua morte), o disco traz Coltrane acompanhado de sua esposa Alice (piano), Pharoah Sanders (saxes tenor e piccolo), Sonny Johnson (baixo) e Rashied Ali (bateria).

Em meio a composições já conhecidas (Naima, Crescent, LeoMy Favorite Things) Coltrane traz a música Offering, que dá nome ao disco — e que ele gravaria em fevereiro de 1967 e acabou lançada só em 1995 no disco póstumo Stellar Regions. Segundo a Resonance Records, edições piratas desse show já circulavam no mercado, mas com qualidade técnica de áudio inferior e sem trazer a apresentação na íntegra.

Offering: Live At Temple University sairá nos formatos CD duplo e vinil duplo, com encarte de 24 páginas trazendo notas assinadas pelo jornalista Ashley Kahn, autor do livro A Love Supreme — The Story Of John Coltrane’s Signature Album, já lançado no Brasil.

Parte do lucro obtido com a venda do disco será destinado a John Coltrane Home, entidade responsável pela preservação da residência onde o músico morou em Dix Hills (Nova York). 

Por falar em A Love Supreme, o emblemático disco de Coltrane rendeu uma bela descoberta. Na semana passada, o Instituto Smithsonian recebeu 25 fotos (até então desconhecidas) tiradas por Chuck Stewart durante as sessões de gravação do álbum. As imagens foram doadas por David, filho do fotógrafo. Veja algumas dessas fotos

Ao longo de sua carreira, Chuck clicou grandes astros do jazz como Louis Armstrong, Count Basie, Ella Fitzgerald, Duke Ellington, Billie Holiday e Miles Davis, e suas fotos ilustraram milhares de capas de disco. Saiba mais sobre a trajetória do fotógrafo nesta matéria bacana da NPR.

Deixe um comentário

Arquivado em Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s