Beatles, BB King e Kurt Cobain em livros

O mercado editorial brasileiro parece ter despertado para o potencial comercial do rock. Nos últimos tempos têm sido lançadas várias obras sobre grandes artistas do gênero.

Xeretando por aí as prateleiras de livrarias e megastores culturais, três títulos chamaram a atenção deste reles escriba. O primeiro deles é 50 Momentos Marcantes dos Beatles.

Capa Livro Love Me Do Beatles

Dentro da literatura roqueira, os Beatles viraram um gênero à parte. Nenhuma banda teve carreira e obra tão devassadas como eles. A obsessão dos fãs pelos mínimos detalhes explica a infinidade de livros já publicados sobre os quatro cabeludos de Liverpool.

Como o título já diz, o livro conta a história do grupo por meio de 50 fatos que marcaram sua carreira. O ponto de partida é a primeira gravação oficial, o single Love Me Do, lançado em 1962. 50 Momentos Marcantes dos Beatles foi escrito pelo jornalista britânico Paolo Hewitt, autor de mais 20 livros sobre música pop, moda e futebol.

Beatles — Love Me Do

 

Para entender as raízes do rock é preciso conhecer o blues. E um dos maiores representantes do gênero é BB King. O mestre da guitarra assina sua própria autobiografia BB King Uma Vida de Blues.

Capa Livro BB King Uma Vida de Blues

Mais do que falar só de música, BB King faz um relato pungente sobre sua vida, contando desde sua origem pobre em Indianola (cidade localizada no delta do rio Mississippi), os perrengues que passou ralando em campos de algodão até se tornar um astro internacional, sempre acompanhado de sua Lucille.

Para contar sua via em livro, ele contou com uma ajudinha de David Ritz, que já escreveu obras sobre outros grandes astros negros como Marvin GayeRay CharlesEtta James e Smokey Robinson.

Na extensa discografia de BB King, um álbum emblemático é Live At Regal, gravado ao vivo em 1964 no Regal Theater, em Chicago, que mostra o músico no auge da forma.

BB King — Live At The Regal

 

Os 20 anos da morte de Kurt Cobain não poderiam passar em branco.

Capa Livro Kurt Cobain a Construção do Mito

No embalo da data fúnebre, a vida e a obra do líder do Nirvana são contadas no livro Kurt Cobain A Construção do Mito, de Charles R. Cross. Ele já havia escrito a biografia de Cobain Mais Pesado Que O Céu.

Nirvana — All Apologies

 

Ainda hoje pululam teorias conspiratórias sobre a morte de Cobain. Pra botar mais lenha na fogueira já está rodando na internet o trailer de Soaked In Bleach. O documentário é baseado nas investigações feitas por Tom Grant, contratado por Courtney Love e que atualmente quer reabrir o caso.

Soaked In Bleach traz trechos de conversas telefônicas de Courtney, além de documentos e depoimentos de familiares, advogados e testemunhas.

Deixe um comentário

Arquivado em Literatura, Notícias Pop

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s