A música de hoje é…

Localizada no sudoeste da Inglaterra, a cidade de Bristol é conhecida no mapa pop mundial por ser o berço do trip hop, gênero criado por uma notável trinca de artistas: Massive AttackPortishead e Tricky.

O clima sombrio (característico do trip hop) é também uma das marcas de outro nome vindo de Bristol: Gonga. Desde que surgiu no final dos anos 1990, o grupo comandado pelos irmãos George Elgie (guitarra) e Thomas Elgie (bateria) vem martelando seu stoner rock.

Os primeiros discos só saíram em 2003 via selo Invada Records, de Geoff Barrow, do Portishead. Após um período de muitas mudanças de integrantes, a formação atual se assentou com os manos Elgie e o baixista Latch Manghat.

No embalo do Record Store Day, o trio lançou uma cover da clássica Black Sabbath, que acabou rebatizada como (sic) Black Sabbeth. Para cantá-la, o Gonga convidou a ilustre conterrânea Beth Gibbons, vocalista do Portishead.

Capa Gonga Black Sabbeth

Para dar um gás na divulgação, o grupo soltou no YouTube um clipe da faixa. Como destacou o site Pitchfork, o vídeo utiliza trechos do antológico filme de terror Black Sabbath (I Tre Volti Della Paura, que no Brasil foi traduzido como As Três Máscaras do Terror), do cineasta italiano Mario Bava.

E para quem ficou curioso em ver o filme, eí-lo abaixo na íntegra (em italiano e sem legendas):

Deixe um comentário

Arquivado em A música de hoje é...

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s