As bandas que tocam olhando pro chão

Jornalistas de música adoram inventar rótulos. Um dos mais emblemáticos é shoegaze. O termo foi criado pela imprensa britânica para definir uma geração de bandas surgida na virada dos anos 1980-90.

Elas praticavam um som ensurdecedor, à base de muralhas de guitarras e vocais sussurrados. Nos shows, seus integrantes tocavam com uma atitude cabisbaixa, parecendo olhar para o chão e os pés, daí o rótulo (shoe = sapato; gaze = olhar fixamente).

Mais de três décadas depois, a geração shoegaze volta ao centro dos holofotes em Beautiful Noise. Produzido via Kickstarter, o documentário retrata a trindade shoegaze — Cocteau Twins, The Jesus & Mary Chain e My Bloody Valentine — e a renca de bandas que eles influenciaram, como Ride, Slowdive, Chapterhouse, Lush, Curve, Swervedriver e Telescopes.

Cartaz documentário Beautiful Noise

Além de dar a palavra a músicos e personagens importantes como Kevin Shields, Jim Reid, Robin Guthrie, Bobby Gillespie, Alan Moulder (produtor), Ivo Watts-Russell (um dos fundadores do selo 4AD) e Alan McGee (criador do selo Creation), o documentário traz ainda entrevistas com fãs ilustres da geração shoegaze: Wayne Coyne, Trent Reznor, Billy Corgan e Robert Smith.

Beautiful Noise estreia no dia 31 de maio no Seattle International Film Festival. Depois, o documentário cai na estrada com exibições no Sheffield Doc Fest e no East End Film Festival.

 

Um dos álbuns que inspirou a geração shoegaze é Psychocandy, do Jesus & Mary Chain. Em 2015, o disco completa 40 anos. Antecipando a celebração da efeméride, o grupo vai tocar o disco na íntegra em três shows.

Capa Psychocandy

Vale lembrar que o Jesus & Mary Chain toca no dia 25 de maio no 18º Festival da Cultura Inglesa, em São Paulo.

Como espécie de trilha sonora informal para Beautiful Noise, este humilde escriba compilou a listinha abaixo com algumas de suas bandas shoegaze favoritas.

Cocteau Twins — Ivo

 

The Jesus & Mary Chain — Taste The Floor

 

My Bloody Valentine — Only Shallow

 

Ride — Kaleidoscope

 

Spiritualized — Electricity

 

Telescopes — Everso

 

Chapterhouse — Breather

 

Lush — De-Luxe

Deixe um comentário

Arquivado em Listas, Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s