James Brown salvou a cidade com música

James Brown seria o protagonista perfeito de um filme. Sua vida e carreira foram cheias de elementos que emocionam o público: sucesso, polêmicas, altos e baixos, perseguições, dramas pessoais…

Quase oito anos após sua morte, o “Godfather Of Soul” é retratado em Get On Up — The James Brown Story, que estreia em agosto nos Estados Unidos e em 2015 no Brasil.

A julgar pelo novo trailer recém-divulgado, a cinebiografia segue o molde padrão: exalta o lado artista de James Brown e suaviza (com o habitual verniz hollywoodiano) outros aspectos, como suas idiossincrasias e sua fama de patrão cri-cri que exigia perfeição e profissionalismo de seus músicos e dançarinos.

 

Um episódio marcante na carreira de Brown que é citado no filme é o show antológico que ele fez em 5 de abril de 1968 em Boston, dia seguinte ao assassinato de Martin Luther King.

Em meio ao clima de tensão racial que os EUA viviam na época, o prefeito Kevin White resolveu cancelar a apresentação por temer que ocorressem conflitos violentos na cidade. Seguiu-se então um imbroglio político-comercial, mas ao final James Brown fez o show, que teve entrada gratuita e transmissão ao vivo pela televisão.

Pouco antes de a apresentação acabar, a coisa esquentou quando um grupo de fãs subiu o palco e policiais logo entraram em ação para expulsá-los. Para evitar uma catástrofe, Brown conseguiu contornar a situação com extrema habilidade e apaziguar os ânimos.

 

Todo o quiproquó que rolou nos bastidores para a realização do show foi tema do documentário The Night James Brown Saved Boston (2008), que revela, entre outras coisas, que o prefeito de Boston convocou um grupo de lobistas chamado The Vault para ressarcir o prejuízo que Brown teve com o show:

Deixe um comentário

Arquivado em Cinema, Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s