Morto, mas ainda lucrativo

Roqueiro morto é um negócio lucrativo. Um exemplo perfeito é Jimi Hendrix.

Desde que bateu as botas, a discografia do guitarrista cresceu ao longo dos anos com uma enxurrada de discos póstumos. Na ânsia de faturar, as gravadoras transformaram em mercadoria praticamente tudo o que ele fez — demos, sobras de estúdio, gravações de shows, apresentações em programas de rádio e TV…

A maioria desses discos, porém, é deplorável do ponto de vista artístico e técnico. Para tentar botar ordem na casa, a empresa Experience Hendrix L.L.C. foi fundada em 1995 para administrar a obra do músico. Hoje quem a comanda é Janie Hendrix (irmã adotiva de Jimi).

Nos últimos tempos, a companhia venceu uma longa batalha jurídica envolvendo um punhado de gravações de estúdio, nas quais Hendrix tocou como músico contratado do cantor de r&b Curtis Knight.

Capa Disco You Cant Use My Name Curtis Knight e Jimi Hendrix

Essas gravações estão no recém-lançado disco You Can’t Use My Name — The RSVP/PPX Sessions. O repertório reúne 14 faixas que Knight e sua banda, The Squires, gravaram entre 1965 e 1966 para o selo PPX Records.

De fato, a obra do guitarrista é uma fabulosa fonte de renda para a Experience Hendrix L.L.C.. Só com direitos autorais a empresa deve faturar uma boa grana. É o que rolou recentemente com a célebre cover que Jimi fez de All Along The Watchtower, de Bob Dylan.

A grife Chanel usou a música no comercial do perfume Bleu, estrelado pelo ator Gaspard Ulliel. (Curiosamente, ele protagonizou a recente cinebiografia do estilista Yves Saint-Laurent).

E para quem quiser ouvir a música na íntegra:

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias Pop

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s